quinta-feira, 7 de junho de 2007

FESTA DO CORPO DE DEUS NA POVOAÇÃO

A Festa do Corpo de Deus na Povoação sempre foi a festa religiosa a seguir ao Santo Cristo que mais visibilidade deu a Ilha de S.Miguel.

Toda a envolvência nos preparativos, a grandeza dos seus tapetes e ornamentação das ruas, trouxeram a esta vila muitos visitantes de Toda a Ilha e muitos dos nossos emigrantes espalhados pelo Mundo.

Os tempos alteram-se e as caras que eu estava acostumado a ver nas ruas desta vila estão a desaparecer, recordo que muitas dessas pessoas já tinham alguma idade e que hoje não podem tão activamente participar nos preparativos desta festa mas também reparo que algumas das mais emblemáticas tradições estão a morrer.

Recordo a minha antiga rua como uma das que mais pessoas envolvia desde a terça feira nos preparativos, pintar os mastros, as grades, os ”polins”, hoje ao passar não vi nada disso senti um vazio para mim falta qualquer coisa nesta festa, não e só a chuva que esta a estragar a grandeza desta festa mas já não vejo o mesmo numero de pessoas a enfeitar as ruas.
“As tradições já não são o que eram” diz muita gente mas devemos lutar para que não se perca mais uma bonita festa neste concelho que muita gente trazia as nossas ruas, que visitavam a Povoação.