sábado, 10 de janeiro de 2009

Concerto Ano Novo - Faial da Terra


Exmo. Senhor Assessor dos Assuntos Sociais do Presidente do Governo Regional
Em representação de Sua Excia. O Presidente do Governo Regional dos Açores
Exmo. Senhora Vereadora da Cultura, desporto e turismo
Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia do Faial da Terra
Exmo. Senhor Director Regional da Juventude
Exmos. Convidados
Familiares dos Músicos
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Cumpre-me em nome da Direcção da Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus dirigir-vos umas palavras.
Em primeiro lugar de agradecimento pelo número dos presentes que nos faz sentir com orgulho e com ânimo para continuar este projecto que abraçamos.
Em segundo lugar para agradecer os diversos apoios que nos foram concedidos durante o ano de 2008, nomeadamente do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura, da Direcção Regional da Juventude e da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos que reconheceu o mérito dos nossos projectos prestando-lhes apoio desde a primeira hora.
Em Nome da Direcção e de todos os Músicos desta Filarmónica quero aqui publicamente expressar o nosso agradecimento a Sua Excia. O Presidente do Governo Regional dos Açores.
Não poderia deixar também de agradecer a todas as outras instituições e empresas que nos apoiaram neste último ano: à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia, à Casa do Povo, à Santa Casa da Misericórdia da Povoação, à Banda da Zona Militar dos Açores e às Empresas Casa Campos, Ourivesaria Esperança, Cantinho do Churrasco e Silmonde.
Do mesmo modo agradecemos às pessoas desta Freguesia que prestam enorme carinho à sua Banda e aos seus músicos e que acolheu com carinho e amizade todos aqueles que participaram nas nossas actividades durante o ano que findou.
Durante o Ano de 2008, tivemos o prazer de realizar o I Workshop de Filarmónicas de S.Miguel que contou com elementos de todas as filarmónicas activas do Concelho da Povoação e com representantes de filarmónicas de todos os restantes concelhos de S.Miguel. Foi uma aposta ganha.
No mês de Agosto efectuamos uma viagem a duas ilhas: Faial e Pico. Por onde passávamos, muitos ficaram espantados com o nosso rigor, apresentação, disciplina e execução musical.
Durante a nossa festa, recebemos uma filarmónica da Ilha Terceira que tem o mesmo nome que a nossa.
Em Dezembro esta filarmónica embarcou em mais um projecto que muitos pensaram que não seria possível: a gravação de um CD que se encontra neste momento a ser editado, para brevemente ser lançado em público.
Para este ano de 2009 esta Sociedade Musical continua a pensar na reedição de alguns projectos, mas tem novidades. Assim, iremos realizar o I Festival de Bandas do Grupo Oriental, a 2ª edição do Workshop de Filarmónicas, participaremos a convite dum concerto, em parceria com um grupo de vozes, iremos ainda tentar conhecer mais uma ilha, ao mesmo tempo que nos devemos preparar para receber os nossos amigos da banda da Praia do Almoxarife, da ilha do Faial que nos querem visitar este ano. Esta Filarmónica da Ilha do Faial é considerada uma das melhores Bandas dos Açores e assim esperamos que esta visita seja um orgulho para o Faial da Terra.
Todos estes projectos só poderão ser realizados com o apoio de todos sem excepção, tanto do Governo Regional como das Autarquias Locais e demais instituições e empresas do concelho.
Todas estas iniciativas vêm dignificar a Freguesia do Faial da Terra, o concelho da Povoação e a ilha de S.Miguel. Somos falados por estas ilhas, o que nos deixa orgulhosos.
Para terminar não poderia deixar de relevar que tudo aquilo que aqui apresentamos hoje só acontece, porque desde há 115 anos, um conjunto de pessoas activas teve a ousadia de criar e preservar uma Filarmónica nesta Freguesia. Homens e mulheres, como é exemplo o senhor Braga que aqui homenageamos hoje, com todo o respeito e admiração, deram o seu máximo para manter a funcionar esta Filarmónica.
É com o esforço de todos estes artistas da música, os músicos da Sociedade Filarmónica Sagrado Coração de Jesus do Faial da Terra que hoje podemos apresentar, em primeira audição, os SONS DO PRESÉPIO DA ILHA.
Muito Obrigado

Faial da Terra, 9 de Janeiro de 2009

André Ávila