quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

…. SAÚDE / DOENÇA…

Ultimamente têm sido visíveis enumeras as noticias que dão conta de falhas de comunicação/ coordenação no sistema de socorro pré-hospitalar no Continente.
Uns acusam o Ministério da Saúde, outros os Bombeiros e ainda outros o INEM… bem vistas as coisas, no seu conjunto todos tem razão, tem culpa o ministro porque aplicou uma nova organização de urgências no Continente sem ter a real consciência de como e viver fora das grandes cidades em Portugal, têm culpa os Bombeiros porque continuamos a verificar que na estrutura de comando das corporações temos pessoas que não tem qualquer formação e como tal não é possível uma boa gestão de meios humanos e materiais das suas próprias corporações o que é vergonhoso, tem culpa o INEM porque tenta ser o parente bonito mas a realidade e que só alguns citadinos é que usufruem mas todo o povo paga.
Como vêem por terras do continente vai uma grande “doença”.
Por cá nos Açores, estamos de boa saúde, primeiro não temos uns meninos bonitos de amarelo fluorescente a querer mandar em tudo, segundo temos bombeiros nos quartéis prontos para acudir as populações com equipamentos e conhecimento, temos urgências em todos os concelhos.
O único senão é a permanência do atendimento 112 na PSP, tenho muita pena mas a PSP não tem formação para tal nem conhece a totalidade das nossas ilhas e algumas vezes “mete água” seria bom pensar-se num nova estrutura para atendimento 112 com pessoas com formação especifica e com conhecimento das ilhas, concelhos e freguesias e porque não das ruas, porque um minuto as vezes faz a diferença.
Contudo cometemos também alguns exageros, não sei se por não serem de cá ou se tentam mostrar algum trabalho para atirar a cara de alguém.
Espero que por cá continuemos a ter espírito voluntario e conhecimento profissional pois só assim teremos meios para acudir as populações dos nossos concelhos.